Equipa

José Martino

Administrador

Agrónomo, empresário, consultor em agricultura, projetos de investimento e ambiente, empreendedor, bloger e articulista em órgãos de comunicação social nacionais e regionais. Autor e coordenador de vários planos de desenvolvimento rural: vinha, kiwi, pequenos frutos e frutos secos.

Responsável pela criação de associações (APK - Associação Portuguesa de kiwicultores, RefCast - Associação Portuguesa da Castanha) e Organizações de Produtores. Implementação e promoção de Bolsas Municipais de Terras. CEO da Espaço Visual, desde 1996 e da Ruris desde 2009. Sócio: Betweenberries, Lda; Curiosidade Natural, Lda; Portbrands, Lda. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Bfruit e RefCast.

Sofia Freitas

Diretora de Serviços

Diretora executiva da empresa Ruris Desenvolvimento e consultora especialista em projetos de desenvolvimento de territórios de baixa densidade.

Possui 10 anos de experiência no exercício de cargos de liderança e coordenação de projetos e equipas de trabalho nos quais construiu e implementou projetos diferenciadores de promoção dos territórios e inovação rural, tendo visto o seu trabalho distinguido pelo IAPMEI e Comissão Europeia nos anos de 2009 e 2014 com a atribuição do primeiro lugar na categoria de promoção do desenvolvimento empresarial dos European Entreprise Awards.

Detém larga experiência na preparação e implementação de projetos de natureza pública com impacto local e regional, tais como: organização de certames promocionais e eventos de natureza turística e técnica (congressos, palestras e feiras com amplitude nacional); construção e dinamização de áreas de acolhimento empresarial; reabilitação urbana; eficiência energética na administração pública; bolsas de terras municipais; animação e dinamização de centros urbanos; e apoio e mentoria a empreendedores rurais.

Atualmente é responsável pela coordenação e implementação de estratégias de desenvolvimento do território nas Regiões Norte, Centro e Alentejo para temáticas diferenciadas, nas quais se destacam: incubadoras e áreas de acolhimento empresarial de base rural; dinamização de projetos de empreendedorismo de base rural (agricultura, floresta, turismo no espaço rural); promoção de património natural classificado, património imaterial UNESCO e promoção turística dos territórios; promoção e valorização económica de recursos endógenos (vinhos, enchidos, frutos secos, azeite, pecuária, entre outros); desenvolvimento de cadeias curtas de comercialização e dinamização de mercados locais de produtores.

Elisa Santos

Coordenadora

Licenciada em Administração Pública, pela Universidade de Aveiro, iniciou o seu percurso profissional, em 2011, como Técnica de Desenvolvimento Local no GAL ADRITEM.

Entre as várias funções desempenhadas, destaque para o acompanhamento e execução de Projetos de Cooperação de carácter interterritorial e transnacional, análise de Pedidos de Apoio (Subprograma 3 do PRODER, Medida 3.2 - Ação 3.2.1) e assessoria na elaboração da candidatura para o Concurso de Pré-qualificação de Parcerias para a implementação do instrumento de DLBC - Estratégias Para o Desenvolvimento Local.

Com interesse pessoal pela área agrícola e social, destaca-se o seu envolvimento em vários projetos nestas áreas, entre os quais o PROVE – Promover e Vender (comercialização de proximidade) e a organização/condução de dinâmicas de grupo em workshops/tertúlias.

Fábio Lourenço

Consultor em desenvolvimento local, políticas públicas e turismo

Mestre em Administração e Gestão Pública (Universidade de Aveiro) e licenciado em Sociologia (Universidade Nova de Lisboa). Atualmente frequenta o Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro e está a desenvolver a tese de doutoramento sobre as políticas públicas de turismo.

Colaborou na CCDR-N na implementação das Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE enquadradas no ON.2 (2007-2013) e do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (2007-2013).

Foi Professor convidado no Master em Administração e Gestão do Turismo na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Braga). Tem um conjunto de comunicações e publicações académicas sobre as temáticas das políticas públicas, governação, turismo e património cultural.

Susana Castanheira

Consultora em gestão de projetos

Mestre em Administração e Gestão Pública, pela Universidade de Aveiro, participou em diversas iniciativas, durante o seu percurso, nomeadamente ações de voluntariado, workshops e conferências.

Possui Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para formação profissional e trabalhou como Técnica de Desenvolvimento Local, desde 2013, no Grupo de Ação Local ADRITEM. Como principais funções destaca-se o acompanhamento de projetos do Subprograma 3 do PRODER e realização de pedidos de reembolso, respetivas análises e pedidos de alteração (reanálises).

Desempenhou ainda funções no âmbito da Contratação Pública, com a realização, acompanhamento e verificação de procedimentos de Ajuste Direto e Concursos Públicos.

André Lopes

Consultor em gestão de projetos

Formado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira profissional na área da consultadoria. Desde cedo, sempre esteve ligado a causas de voluntariado, fazendo parte do quadro efetivo dos Bombeiros Voluntários.

Possui experiência na elaboração e acompanhamento de candidaturas no âmbito do quadro comunitário PORTUGAL2020, nomeadamente, Sistema de Incentivos a empresas – Inovação Produtiva, Internacionalização e Qualificação PME e Vales, bem como em projetos de formação.

Áurea Gonçalves

Consultora em Comunicação e Gestão de Projetos

Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Possui curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CAP).

Com 7 anos de experiência na área de marketing, comunicação e gestão em centros comerciais, desenvolveu planos de marketing estratégico e de posicionamento, controlo orçamental, gestão de agências de criatividade, relações públicas e redes sociais, gestão de contactos com clientes, fornecedores e institucionais, gestão de eventos e elaboração de relatórios estratégicos.

Atualmente é responsável pela comunicação e implementação de estratégias de promoção da RURIS, assim como o desenvolvimento de projetos nas Regiões Norte, Centro e Alentejo para temáticas diferenciadas.

André Guimarães

Consultor em gestão de projetos

Atualmente consultor da RURIS na área do Desenvolvimento Local, André detém experiência prévia de consultoria a Câmaras Municipais e outras agências públicas no apoio a projetos PORTUGAL 2020, designadamente, nas áreas de desenvolvimento territorial, reabilitação urbana, fomento do empreendedorismo, promoção do património natural e cultural e mobilidade sustentável.

Já colaborou anteriormente com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (Vila Nova de Gaia) onde foi responsável pela gestão de carreira de utentes em situação de desemprego, coordenação de cursos de formação profissional de curta duração, apoio nos processos de recrutamento e seleção do tecido produtivo local e pela dinamização de ações de apoio e motivação para a procura de emprego.

É Mestre em Ciência Política pela Universidade de Aveiro e possui Certificado de Competências Pedagógicas.

Tiago Almeida

Consultor em gestão de projetos

Mestre em Ciência Política, pela Universidade de Aveiro, foi membro em diversas entidades associativas, durante o seu percurso, de destacar a liderança como Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Trabalhou como Técnico Superior na Divisão Sub-Regional de Aveiro da Comissão de Coordenação e Dezenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Como principais funções destaca-se a análise de candidaturas, acompanhamento, verificação e validação de documentos prevesionais e prestação de contas e elaboração de relatórios relativamente à execução orçamental das autarquias locais.

Participou ainda em diversas formações e ações promovidas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

 

Luísa Costa

Consultora em gestão de projetos

Atualmente Consultora na RURIS atuando no desenvolvimento de modelos técnico-económicos relacionados com produção pecuária e transformação de produtos de origem animal e também na elaboração de planos estratégicos.

Concluiu Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, tendo feito a publicação de um artigo científico.

Frequentou o Curso HACCP – Auditoria e Consultoria (Higiene e Segurança Alimentar).

Sandra Barnabé

Consultora em gestão de projetos

Licenciada em Gestão pelo Instituto Politécnico da Guarda, detém relevante experiência em entidades associativas, destacando-se o cargo que teve como Presidente no Núcleo de Alunos de Gestão do Instituto Politécnico da Guarda. Desde 2015 que é membro da Associação de Jovens Empreendedores de Albergaria-a-Velha.

Com visão internacional, realizou estágio curricular na Ascari em Praga onde colaborou em tarefas relacionadas com pesquisa de mercado, desenvolvimento de técnicas de trabalho em base de dados e recrutamento e seleção.

Cláudia Carvalho

Consultora em gestão de projetos

Atualmente Consultora na empresa RURIS Desenvolvimento na área do Desenvolvimento Local, realizou anteriormente estágio curricular na empresa Janz – Contadores de Energia, onde colaborou na gestão de compras, vendas e aprovisionamento.

É Licenciada em Gestão pelo Instituto Politécnico da Guarda, onde teve a oportunidade de, através do Programa Erasmus, estudar um semestre na Universidade de Salamanca.

Durante o seu percurso académico foi Vice-presidente do Núcleo de Gestão no Instituto Politécnico da Guarda e ainda fez parte do processo de criação da Associação Nacional de Estudantes de Economia e Gestão.

Cátia Reis

Consultora em gestão de projetos

Licenciada em Recursos Humanos pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto, trabalhou na área de gestão de Recursos Humanos durante 4 anos.

Dotada de um espírito empreendedor e com particular interesse pela área agrícola, em 2011 apostou na criação de um projeto no âmbito da agricultura. A par da sua colaboração na gestão deste projeto, exerce atualmente funções na RURIS como Consultora.

Camilo Silva

Consultor em gestão de projetos

Licenciado em Engenharia Agronómica pela Escola Superior Agrária de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tem também Curso de Especialização Tecnológica em Agricultura Biológica.

Camilo foi voluntário na empresa Morrarö na Suécia onde se dedicou ao cultivo de hortícolas e reparações. Foi ainda em Diex (Áustria) que fez cultivo de plantas aromáticas e acompanhamento dos animais da quinta e reparações. Mais recentemente, foi também na Áustria que estagiou no MRCA - Mushroom Research Center Austria onde procedeu à realização dos diferentes passos necessários à produção de cogumelos e esporos de diversas espécies.