PRODUTOS ENDÓGENOS, AFINAL O QUE SÃO?

10/11/2016

Os produtos endógenos são produtos originários da terra e do mar e que dentro do processo de produção detém características especiais, sazonalidade, formas de produção, entre outras e que sofrem uma transformação que os torna especiais e únicos, podendo ser diferentes de região para região.

Como exemplos podemos destacar, o queijo da Serra da Estrela, o vinho do Dão, o fumeiro de Montalegre, entre muito outros, caraterísticos e fortes motores do desenvolvimento nas várias regiões do país.

Portugal é um país bastante rico em produtos endógenos, com uma variedade de produtos, de região para região, verdadeiramente extraordinária, existindo produtos que não são conhecidos e para os quais é importante a sua promoção e divulgação.

Conhece a batata doce de Alzezur? É impossível resistir à batata-doce de Aljezur (IGP-Indicação Geográfica Protegida), que merece honras num dos melhores festivais gastronómicos da região algarvia, o Festival da batata-doce de Aljezur. E a Cherovia da Covilhã? Também conhecida como pastinaca a cherovia é um tubérculo, com algumas semelhanças com a cenoura. Branca, cónica, mais longa e grossa que a cenoura possui um sabor doce e intenso.

O segredo dos produtos endógenos? O sabor!

Sugestões

- Visite Portugal e conheça a riqueza dos produtos endógenos, será com certeza uma viagem de sabores inesquecível.

- Trate e cuide do que é nacional, do que é nosso e consuma produtos endógenos.

- Seja empreendedor endógeno e produza para consumo próprio os produtos endógenos da sua região.

 

RURIS

A Ruris desenvolve estratégias de conceção e implementação de estratégias de promoção de territórios e de produtos endógenos.